O Brasil é oficialmente uma república federativa Democrática. A constituição atual foi introduzida em 1988. Um presidente ou chefe de Estado é eleito para um mandato de quatro anos, com a possibilidade de um mandato sequencial adicional.
O Congresso Nacional do Brasil é composto por duas câmaras.:
- Câmara dos Deputados (Câmara dos Deputados) – existem 513 deputados, cada um eleito por um período de quatro anos, utilizando um sistema de representação proporcional.
- Senado Federal (Senado Federal) – há 81 membros, cada um selecionado para um mandato de oito anos
Há 26 estados e um Distrito federal (Distrito Federal), Brasília. Os estados têm um grau relativamente elevado de autonomia em questões não federais.
O Brasil tem um sistema multipartidário, e devido ao elevado número de partidos políticos, os governos de coalizão são a norma.
O Judiciário é composto por um Supremo Tribunal federal. Os juízes são nomeados pelo presidente para toda a vida, no entanto, eles devem se aposentar com a idade de setenta anos. O sistema legal é baseado nos códigos Romanos.
Quem tem direito ao voto?
A votação é obrigatória no Brasil. Cidadãos brasileiros que vivem fora do Brasil ainda são obrigados a votar e podem fazê-lo em sua embaixada mais próxima. As eleições ocorrem aos domingos.
Quem é elegível para votar
- Os não-Brasileiros (incluindo aqueles com residência PERMANENTE) não podem votar nas eleições nacionais no Brasil
- Cidadãos brasileiros entre os dezoito e os setenta anos são obrigados a votar
- Os cidadãos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos e mais de 70 anos podem escolher se votam ou não
- Os recrutas militares não votam
- Os cidadãos que não votam, embora sejam obrigados a fazê-lo, podem ter dificuldades na obtenção de um passaporte, conta bancáriaou facilidades de crédito.
O sistema eleitoral e a urna eletrônica
Os sistemas de votação eletrônica têm sido usados no Brasil desde 1996, embora não tenham sido usados em todo o país até 2000. Os eleitores usam máquinas que exibem o nome e uma foto dos candidatos, a fim de identificar com precisão Sua Seleção. O sistema pode ser atualizado no futuro para o reconhecimento de impressões digitais na tela, a fim de identificar os eleitores e reforçar a segurança eleitoral.